DOENÇA CRÓNICA

Definições


Entende-se por doença crónica a doença de curso prolongado, com evolução gradual dos sintomas e com aspectos multidimensionais, potencialmente incapacitante, que afecta, de forma prolongada, as funções psicológica, fisiológica ou anatómica, com limitações acentuadas nas possibilidades de resposta a tratamento curativo, mas com eventual potencial de correcção ou compensação e que se repercute de forma acentuadamente negativa no contexto social da pessoa por ela afectada.

Doença crónica é a doença ou sequelas que decorrem de patologias cardiovasculares, respiratórias, genito-urinárias, reumatológicas, endocrinológicas, digestivas, neurológicas e psiquiátricas, bem como outras situações que sejam causa de invalidez precoce ou redução da esperança de vida.


A visão do Hospital Residencial do Mar sobre a doença crónica


O Hospital Residencial do Mar é uma unidade de saúde licenciada, que presta cuidados continuados, paliativos e apoia situações de demência, que tem acordo para 30 camas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, através da ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

As mudanças ocorridas maioritariamente na segunda metade do sec. XX, vieram alterar profundamente os padrões de mortalidade e morbilidade das populações, com reflexos naturalmente nos conceitos de doença, de saúde e de prestação de cuidados de médicos.

Na realidade, passámos de padrões de doença aguda, para os de doença crónica, e de acompanhamento dos doentes mais velhos, com multipatologia aliada a fragilidades sócio ambientais e funcionais.

É neste contexto que se alicerça a missão do Hospital Residencial do Mar:

* Diagnóstico substituído por avaliação global multidisciplinar;
* Terapêutica exclusivamente médica, substituída por equipa de aconselhamento, fornecendo intervenções concertadas que vão da terapêutica médica, à intervenção domiciliária e ambiental, terapias funcionais e cognitivas e consultadoria legal e financeira se necessário;
* Urgência e acompanhamento episódico, substituídos por modalidades de acompanhamento com soluções personalizadas e flexíveis em regime de ambulatório, de centro de dia ou de internamento.

Pretende-se essencialmente ultrapassar a visão de doença de órgão centrada na terapêutica médica e substituir pela noção de doença crónica, em que se intervêm sobre o doente e a família, numa perspectiva de médio e longo prazo, prevenindo as complicações, intervindo nas agudizações, programando intervenções funcionais e de reabilitação. Tem-se como objectivo, não a cura, mas sim a qualidade de vida do doente e da família, intervindo na patologia física, funcional, cognitiva e nas suas repercussões ambientais e sociais.

É evidente, também, a passagem de utentes de saúde a clientes, no que isso revela de exigência e participação. E também a particular atenção do Hospital Residencial do Mar no envolvimento e empowerment dos clientes e famílias, sendo essa a estratégia na divulgação, formação, informação, e nas parcerias com as Associações de Doentes Crónicos.

Hospital Residencial do Mar
Rua dos Girassóis 381 - Bairro da Petrogal -Bobadela
Telefone: 219 948 660

http://www.hrmar.pt/


destaques

CUIDAR BEM, FAZER MELHOR

Um kit com manuais e filmes para formar os Cuidadores

CUIDAR BEM, FAZER MELHOR

AJUDAR A CUIDAR

Filmes que ajudam quem trata dos doentes

Video

Utilidades

ADVITA © 2011 – Todos os direitos reservados